Mundo Freecote

Terto
3 min readAug 10, 2017

--

Eu detesto ir a um lugar e adultos sem educação começam a falar alto me atrapalhando, mas em todos os cantos as pessoas falam alto e enchem o saco.

É isso, pessoas em geral enchem o saco. Crianças, jovens, adultos e idosos, todo mundo de qualquer idade enche o saco. É por isso que existe todo um mercado voltado a nossa alienação do mundo social.

Quer limitar sua interação na hora de comer. Peça comida pelo aplicativo e coma no seu quarto. Quer limitar sua interação na hora de assistir filmes, assine o serviço de streaming. O tal free de liberdade é na verdade uma escolha de limitação, ou seja, de impôr limites e restringir ao mínimo interações com algo indesejado.

Eu entendo quem não goste de lugares com crianças mimadas, mas adultos mimados, de ego inflado, “eu paguei por isso”, são muito piores. A verdade é que as pessoas estão ficando idiotas. A capacidade de formular algum tipo de pensamento mais amplo sobre um assunto foi substituído por um vago direito de consumo. Surgem uns modismos absurdos sustentados pela incapacidade da gente lidar com esse fricote interno, nosso precioso conforto de chuveirinho nem muito quente nem muito frio. Mas modismo ditam hábitos e hábitos transformam a sociedade.

Essa noite vamos a um ambiente que não entram pessoas de Virgem e Peixes. Parem com esse mimimi que isso parece coisa de Capricórnio. Pensando bem vamos botar uma placa, Capricórnio também tá fora. Sexta é dia de Game of Thrones Fans Free, se falar Dracarys fica na rua, desculpe, não somos obrigados. Sim, stalkeamos o perfil. Fãs da Marvel free. Pessoas que falam pra dentro free. Pessoas com pêlos no nariz free. Pessoas que fazem barulhinho quando tomam sopa free. Pessoas que estralam os dedos com frequência free. Pessoas que piscam muito free. Dá agonia, pisquem menos. Fãs de Star Wars free. Pessoas que viajaram à Europa recentemente free. Pessoas que acabaram de ficar solteiras free. Pessoas que lembram vagamente o Fiuk free. Colunista de facebook free. Crítico gastrônomico de hamburgueria free. Pessoas muito cabeludas free. Pessoas com uma história de superação para contar free. Pessoas que acreditam em alienígenas free. Eleitores de qualquer tipo free. Pessoas com rinite free. Pessoas que fizerem o ensino médio comigo free. Pessoas que por algum motivo aleatório não fui com a cara free. Pessoas que batem o talher no prato free. Pessoas pedindo ajudinha free. Gordos free, IMC padrão only. Escurinhos que não tenho nada contra porém longe de mim free. Pessoas que ganham menos que 30 reais no VR free. Pessoas que fazem duas integrações free. Pessoas sem dinheiro pra pagar babá free. Cachorros encardidos sem nomes de alguma mitologia free. Macumbeiros free. Sei lá qual sigla free. Eu free. Você free. Toda a porra free. Viva o mundo freegido, viva o freecote. Quem não gostar tem outros lugares. Ninguém é obrigado, estamos pagando.

--

--

Terto

Autor dos livros "Marmitas Frias" (crônicas, ed. Lamparina Luminosa, 2017), e de "Os Dias Antes de Nenhum" (contos, ed. Patuá, 2019).